Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COMUNICAR E ENVOLVER - Oficina de comunicação livre e global

As notícias. os factos e as opiniões, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas, com gestão de António Veríssimo. Para se sentir sempre informado.

COMUNICAR E ENVOLVER - Oficina de comunicação livre e global

As notícias. os factos e as opiniões, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas, com gestão de António Veríssimo. Para se sentir sempre informado.

A esperança está de volta à Grécia: O DiEM25 lança um novo partido político

Abril 17, 2018

antónio veríssimo

Tivemos casa cheia no lançamento do partido MeRA25 em Atenas, o braço eleitoral da DiEM25 na Grécia, em março.

A noite começou com uma curta e mordaz peça de teatro encenada pelos estudantes da Central Saint Martins, sediados em Londres. Prosseguimos depois para vários pequenos discursos de membros do DiEM25 e do MeRA25.

A Greek Spring (Primavera Grega) de 2015 destacou-se fortemente nos discursos, ao lado do novo manifesto e programa do MeRA25 para por fim ao estatuto de colónia endividada da Grécia.

Os oradores incluíram o Yannis Charalabakis, que lidera o movimento ativista sobre alterações climáticas na Grécia, o Gerasimos Liberatos, vice-presidente do município de Halandri, subúrbio de Atenas, o compositor grego Dimos Moutsis (que compôs o hino do MeRA25!), o ator Kleon Grigoriadis (que faz parte do secretariado politico da MeRA25), assim como diversos membros do colectivo coordenador e do painel consultivo do DiEM25.

Erik Edman, membro do colectivo coordenador do DiEM25, disse: “A Grécia em 2015 não foi o fim da esperança, mas o começo.”

Rosemary Bechler, editora do OpenDemocracy (Democracia Aberta) e também membro do colectivo coordenador do DiEM25, citou Lord Byron. De olhos na multidão à sua frente, que enchia o auditório, partilhou também o sentimento: “Acho que Byron iria sorrir ao ver o que está a acontecer aqui esta noite.”

Fotini Bakadima, a coordenadora do secretariado do DiEM25, explicou como o MeRA25 é baseado no transnacionalismo europeu, onde os membros de toda a Europa poderão contribuir nas suas escolhas e decisões politicas. Apelou também à audiência para ajudarem o novo partido a delinear as suas políticas: “Ajudem-nos, todos vós, a enriquecer as nossas propostas!”

Slavoj Žižek, filósofo e assessor do DiEM25, disse: “O que aconteceu à Grécia representa homicídio da esperança. O DiEM25 na Europa e o MeRA25 são a nossa única esperança”. Noam Chomsky, membro do colectivo coordenador do DiEM25, acrescentou: “A inauguração do MeRA25 é uma inspiração para outros e uma fonte de esperança num mundo repleto de problemas.”

Lorenzo Marsili, membro da colectivo coordenador do DiEM25, afirmou que: “Em 2015, os gregos deram uma lição de democracia à Europa. Mas os europeus olharam passivamente enquanto a Grécia foi arrasada. Estamos aqui para vos lembrar a todos que isto não se irá repetir.”

O artista musical Brian Eno, que também faz parte do colectivo coordenador do DiEM25, acrescentou: “A democracia está em perigo na Europa, e depende do povo grego para defendê-la.”

A noite também deu oportunidade à participação de alguns parceiros políticos do DiEM25 e do MeRA25. Aurore Lalucq do movimento progressivo francês Generation-s, partilhou: “Nós e o (líder da Generation-s e antigo candidato à presidência francesa) Benoit Hamon estaremos convosco em todas as batalhas.” Benoit Hamon abraçou o nascimento do MeRA25, afirmando que: “a esperança voltou”.

A audiência teve em tão o prazer de ouvir um concerto de uma lenda popular grega, Psarantonis.

Finalmente, Yanis Varoufakis tomou a palavra.

Apontando o dedo às promessas falhadas da Syriza em 2015, Yanis disse: “Nada ameaça mais um país do que o sentimento de que não existem alternativas a rumo que os prejudica. Foi por isso mesmo que fundamos o MeRA25”.

Ele expôs em detalhe as propostas políticas do novo partido – o Novo Acordo grego – e terminou o seu discurso com um apelo às pessoas para se juntarem ao MeRA25. “Temos que demonstrar que conseguimos trazer a esperança de volta”, explicou Yanis.

atenas.jpg

atenas1.jpg

 DiEM25

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D