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AHRESP lança campanha para redução de plásticos na restauração e alojamento

Maio 28, 2018

antónio veríssimo

“Menos Plástico, Mais Ambiente”, a campanha ora lançada pela AHRESP e que conta com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente tem como objectivo sensibilizar para a redução da utilização de artigos de plástico na restauração e hotelaria (Canal HORECA).
 Pretende-se deste modo que se alcance uma mudança de comportamento no sector conseguindo-se a preservação do meio ambiente.
A Campanha abrange todo o território nacional e inclui ações no terreno em várias cidades do país.”, refere a nota de imprensa

A campanha da AHRESP pretende consciencializar a comunidade local para a necessidade de diminuir os impactos ambientais da utilização do material descartável plástico e motivando, assim se espera, uma mudança de comportamentos do canal HORECA.

A produção global de plásticos aumentou 20 vezes desde 1969, atingindo 322 milhões de toneladas em 2015. São números que merecem mais do que uma reflexão, uma atitude proactiva no sentido de proteger o nosso planeta. Apesar de Portugal ter um bom desempenho no que se refere à taxa de reciclagem de embalagens de plástico - bem acima da meta de 22,5% - queremos ir mais além e tornar o sector da restauração e hotelaria numa referência a nível mundial”, afirma Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP.

A campanha “Menos Plástico, Mais Ambiente”, que decorre entre Maio e Outubro de 2018, “terá como base um movimento nacional, agregador, que irá sensibilizar empresários, consumidores, turistas, entidades institucionais e governamentais e órgãos de comunicação social. “

Conferência e pesagem do plástico recolhido encerram a campanha

Com esta campanha, a AHRESP irá dar continuidade ao trabalho iniciado com a criação do Guia de Boas Práticas Ambientais desenvolvido em 2011 e do Sistema Verdoreca, ambos pioneiros na

Europa. “Temos um forte historial na separação de todos os resíduos de embalagens usadas, garantindo o seu devido encaminhamento e contribuindo para o cumprimento das metas nacionais em termos de reciclagem”, lembra Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP.

E acrescenta:“É possível sensibilizar empresários, residentes, turistas nacionais e internacionais para esta temática, fomentar a reciclagem, promover a diminuição dos resíduos plásticos e incentivar o investimento e a inovação, através do aumento da procura de materiais recicláveis. Queremos dar um contributo importante no lançamento dos alicerces de uma nova economia para este material, uma economia circular que preserve o ambiente e ajude as empresas a tornaram-se mais competitivas”.

Este projecto da AHRESP enquadra-se nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, “auxiliando à concretização de um dos grandes desafios do desenvolvimento do turismo sustentável, que é a resposta às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.”

AHRESP.jpg

 

ZITA FERREIRA BRAGA

HARDMÚSICA

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