Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

ALDEIA RIO DE MEL ENCERRA PARA FÉRIAS PARA CONHECER O PORTO E VIANA DO CASTELO

A aldeia histórica de Rio de Mel (concelho de Oliveira do Hospital) foi escolhida como a “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL. A nomeação faz parte de um projeto que pretende realizar os sonhos de localidades com menos de 100 pessoas.

Nos próximos dias 19 e 20 de maio, Rio de Mel parte para um fim-de-semana de sonho em Viana do Castelo e na cidade do Porto. Entre outras visitas culturais e gastronómicas, os habitantes da pequena aldeia de Oliveira do Hospital, expressaram o desejo de visitar a Torre dos Clérigos, o Parque Temático dos Descobrimentos e a Casa da Música, bem como terem a oportunidade de desfrutarem de um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e ainda uma visita às Caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos. Em Viana, o sonho será uma subida de funicular até ao Santuário de Santa Luzia, com visita ao mesmo.

A aldeia de Rio de Mel, construída em socalcos, é atravessada por um percurso de ciclovia de carácter interpretativo e está inserida na Rede das Aldeias de Montanha. É conhecida pelo fabrico de aguardente e produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio. Atualmente tem 58 habitantes residentes.

De acordo com a Câmara Municipal, responsável da candidatura, as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão, acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade.

O projeto "Aldeia dos Sonhos" promovido desde 2014 pela INATEL, destina-se a todas as aldeias portuguesas com cem ou menos habitantes permanentes, permitindo a concretização de sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das comunidades mais isoladas do país.

Nas últimas edições foram escolhidas a aldeia de São Miguel do Pinheiro (2015), situada na região do Baixo Alentejo e a Aldeia de Rio de Onor (2016), em Bragança.

Entre outros, foram realizados sonhos como ver o mar pela primeira vez, conhecer cidades como Braga, Porto e Lisboa; assistir a espetáculos teatrais e musicais, provar gastronomia típica de diferentes regiões do país e, ainda, visitar monumentos nacionais que só conheciam pela televisão.

Segundo a Fundação INATEL, o projeto tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural - material e imaterial - das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas.

MIRAONLINE

ALDEIA.png