Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COMUNICAR E ENVOLVER - Oficina de comunicação livre e global

As notícias. os factos e as opiniões, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas, com gestão de António Veríssimo. Para se sentir sempre informado.

COMUNICAR E ENVOLVER - Oficina de comunicação livre e global

As notícias. os factos e as opiniões, nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas, com gestão de António Veríssimo. Para se sentir sempre informado.

Casas pré-fabricadas: económicas, rápidas e ecológicas

Setembro 03, 2018

antónio veríssimo

Está cansado de procurar casa e não encontra um bom negócio? Não desespere. Há boas alternativas às casas tradicionais.

Os preços das casas não param de subir. Há várias explicações, mas a explosão do alojamento local, em conjunto com o aumento da procura de casa por portugueses e estrangeiros, deixou o mercado com menosimóveis disponíveis para venda.

E quando a oferta é escassa face à procura, os preços disparam. Isto é verdade nos grandes centros urbanos, onde o preço das casas já é proibitivo para as famílias comuns, mas também já nos concelhos limítrofes, onde a habitação está a encarecer.

Felizmente, como em quase tudo na vida, há alternativas. Se não consegue encontrar a casa que quer, aopreço que pode pagar, no sítio que sonhou, construa uma. Já ouviu falar de casas pré-fabricadas?

O que são as casas pré-fabricadas?

Como o nome indica, são casas produzidas em fábricas e depois transportadas até ao terreno onde vão ser montadas. Na prática, funciona mais ou menos assim: chega a um sítio, escolhe a sua casa e manda entregar no terreno onde quer morar.

Quais são as vantagens?

Há três grandes vantagens: são mais baratas, mais rápidas de construir e mais ecológicas. E depois há outras tantas que não deixam margem para dúvidas: os pré-fabricados podem ser tão bons, seguros e bonitos como uma casa tradicional.

  • São mais económicas. São constituídas por módulos contruídos em fábricas, que depois basta transportar para o terreno, encaixar - como se de um Lego se tratasse – e assim nasce uma casa de arquitetura modular. Os preços começam nos 50 mil euros e podem ir além dos 200 mil, dependendo da casa que escolher e da empresa que contratar. Para ficar com um exemplo real de uma das empresas de que vamos falar adiante: um T3+1 com 151m2, isolamento 360º, Classificação Energética A+ e Licenciamento incluído, custa 116.990€.
  • São mais rápidas de entregar ao cliente, porque não implica a existência de uma obra, de um processo de construção e de muita mão de obra. Trata-se de um processo de produção num espaço de tempo curto que, em geral, demora entre 60 e 120 dias.
  • São mais ecológicas, desde logo porque, por norma, vivem em harmonia com a paisagem, com a natureza e são feitas para aproveitar a energia do sol. Mas também porque são construídas com materiais sustentáveis, altamente resistentes e com características térmicas e acústicas únicas, como a madeira.

Há casas destas fabricadas em Portugal?

Sim, esta é a boa notícia. A menos boa é que tem tantas opções que escolher pode revelar-se uma tarefa árdua. A primeira coisa que tem de saber é que cada casa é uma casa, mesmo as modulares. Sabendo que tipologia, estética e design, qualidade e preço quer para a sua casa, será mais fácil encontrar profissionais à medida.

Deixamos-lhe apenas umas pistas:

  •  Se gosta de um estilo moderno e contemporâneo e precisa de ajuda a encontrar um terreno, espreite aKitur.
  • Se quer um pacote com tudo incluído para a sua casa, já com plantas pré-concebidas e preços estimados, com entrega da casa pronta a habitar, conheça a VanguardOption.
  • Se procura uma casa modular diferente, atrevida, excêntrica, encontra modelos exclusivos na Fábrica das Casas.
  • Se a sua ideia é ter uma casinha de campo perfeita, viste a Cosquel.
  • Se quer arquitetura a preços low-cost, pode encontrar resposta na Office of Feeling Architecture.
  • Se procura uma segunda ‘habitação’ para plantar à beira da costa portuguesa, por exemplo, espreite osbungalows da goodmood.

Como já percebeu, alternativas rápidas e económicas, não faltam. Com mais uma vantagem: a de poder levar a casa para onde quiser. 

Agora a decisão é sua, e da sua família.

 

CONTAS CONNOSCO

CASAS.png

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D