Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

Exposição Bordallo Pinheiro entre a Terra e o Mar

bordallo_pinheiro_cartaz_2800229.jpg

 

As origens da Fabrice Bordallo Pinheiro remontam a 1884, ano da fundação da Fábrica de Faianças das Caldas por Raphael Bordallo Pinheiro. Depois de uma grave crise, a Fábrica Bordallo Pinheiro foi comprada pelo Grupo Visabeira, em 2009. A sua produção cerâmica, especialmente pela sua qualidade artística, ganhou grande projecção e transformou-se num pólo de atracção nacional e internacional.

Raphael Bordallo Pinheiro é uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa oitocentista, com uma produção notável designadamente nas áreas do desenho humorístico, da caricatura e da criação cerâmica, constituindo-se o conjunto da sua obra, de uma inquietante actualidade e um documento fundamental para o estudo político, social, cultural e ideológico de uma época.

Esta empresa centenária, herdeira e guardiã de um importantíssimo património histórico, continua a produzir os modelos de Raphael Bordalo Pinheiro, de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (seu filho) e seguidores, utilizando grande parte das técnicas centenárias.

Ao longo da sua existência, a sua actividade tem-se pautado por uma ligação muito forte a projectos artísticos e no cumprimento dos seus objectivos estratégicos de valorização da maraca, de estímulo à inovação, de excelência da produção cerâmica, sua divulgação e reforço da sua imagem junto dos mercados nacionais e internacionais.

Ao falarmos das gentes de Mira falamos em terra de pescadores e agricultores.

É assim encontrado um elo de ligação, nas peças e criações de Bordallo Pinheiro que retratam a Terra e o Mar também por terras de Mira.

Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida convida V. Ex.ª a visitar a Exposição Bordallo Pinheiro entre a Terra e o Mar,até 29 de junho de 2018, no Museu do Território da Gândara, em Mira.

CM MIRA