Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

COMUNICAR E ENVOLVER

Uma oficina livre e global de comunicação, nas mais diversas áreas, gerida por António Veríssimo.

18.04.18

Liberdade e Privacidade na Internet

antónio veríssimo

Esta quarta-feira o Parlamento Europeu, juntamente com o Conselho da UE e a Comissão Europeia, vai debater medidas de proteção de dados pessoais e a privacidade na internet. Esta discussão vem no seguimento do caso recente que envolve o Facebook e a consultora Cambridge Analytica.

A privacidade como direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos tem que ser protegida.

A regulamentação destes novos processos tecnológicos é um novo desafio e motiva um debate profundo sobre a internet que queremos ter e na qual queremos participar, no pressuposto de que é também um debate sobre o futuro da nossa comunidade.

O LIVRE defende regras que garantam transparência e clareza na forma como as plataformas online recolhem, processam, guardam e usam os dados dos seus utilizadores e de terceiros.

Entendemos a internet como um espaço de liberdade e partilha que tem permitido avanços significativos em áreas como a liberdade de expressão, a partilha de conhecimento, a aproximação entre comunidades e a criação de sociedades de conhecimento colaborativas.

Num universo dominado por mega corporações com uma grande capacidade de armazenamento e gestão de dados, esta questão exige um regulador com uma escala e um alcance tais que tenha capacidade de influenciar e definir as regras do jogo.

A União Europeia – e os países que a compõem – têm um papel essencial na regulação da internet.

LIVRE

Comunicado_Internet-1170x614.png